Com o advento da tecnologia e a atual necessidade de um espaço para conseguir realizar o trabalho de forma profissional e distante da vida pessoal, fez-se necessária a criação de escritórios.
Afinal, essa seria a forma mais eficiente de agregar valor ao trabalho, produto e/ou serviço vendido, credibilidade para o cliente consumidor e desempenho qualitativo das atividades laborais.
Todavia, nem sempre um escritório inteiro faz-se necessário, tendo em vista que o profissional pode ter uma empresa de apenas um sócio ou atuar sozinho.
Além disso, há casos em que a atividade da empresa pode ser executada de forma remota, em qualquer lugar do mundo, sendo tão somente necessário que ela possua um endereço para fins fiscais.
Ou seja, para essas pessoas e modelos de negócios, investir altos valores mensalmente em um espaço que não terá uma finalidade produtiva é uma tremenda furada.
Por este motivo, criou-se o modelo de escritório compartilhado, o famoso coworking.
Nesse modelo de trabalho, o escritório funciona de forma colaborativa e cooperativa, possuindo como base o compartilhamento de um espaço que, em sua maioria das vezes, já tem os recursos necessários de um escritório para as suas tarefas diárias.
Por que contratar um Cowork?
Com a utilização do Cowork, alguns benefícios acabam sendo latentes e positivos, seja para o lado profissional, financeiro e/ou pessoal.
Isso porque, o Cowork é uma ótima maneira minimizar os gastos mensais de uma empresa e/ou de um prestador de serviços, sem perder a sua credibilidade com os seus clientes.
Ora, quando você possui uma sala comercial, fica responsável pelo pagamento de todos os seus custos de forma integral, diferentemente do que acontece quando você divide a locação com outros profissionais.
Nesse caso, você poderá ter um endereço comercial bem localizado, mantém a possibilidade de recepcionar clientes e realizar reuniões de forma profissional, sem perder a credibilidade no mercado, por um baixo custo, já que fazendo a contratação desse serviço, você fica responsável pelo pagamento apenas de uma fração do que teria de pagar em uma locação comum.
Lembre-se que mais do que com o aluguel de uma sala comercial, você tem custo com funcionários que farão a recepção dos seus clientes e a limpeza do espaço locado. Além disso, outros custos são incluídos na locação de uma sala comercial exclusiva: energia elétrica, internet, fornecimento de água, IPTU, condomínio, entre outros,
Na locação de um Cowork, tudo isso já está incluso no pacote fechado.
Quais outros benefícios estão incluídos nesse tipo de locação?
A consolidação de parcerias acaba se tornando uma realidade muito grande quando você começa a trabalhar em um Cowork, pois, você acaba encontrando outros profissionais que, mesmo não sendo da mesma área que a sua, com toda certeza vão agregar muito no seu trabalho!
Também há de se dizer sobre o endereço comercial.
Um endereço comercial não soa apenas como: “bem-vindo”, para o cliente.
Quando um trabalhador possui um endereço comercial, ele mostra que não está “gastando tempo”, mas sim, que é um profissional sério e que tem interesse em realizar todas as demandas propostas pelo contratante.
Além, é claro, de conseguir receber os clientes sempre que necessário.
Ou seja, ter um endereço comercial é de extrema relevância para a realização de serviços, e o Cowork mais uma vez será útil para viabilizar esta demanda.
Há que se falar também do aumento da produtividade dentro de um Coworking.
Empresários que abrem o próprio negócio em casa, precisam sempre de mais disciplina, o que nem sempre é uma realidade fácil de ser alcançada. Afinal, trabalhar em casa gera muitas demandas, como dar atenção aos pets, às crianças que choram e precisam de auxílio, aos telefones tocando, pessoas dentro de casa para distrair e até a cama para dar uma descansada.
Já no Coworking, você terá, quase que automaticamente, que se concentrar para a realização do seu trabalho, fazendo, consequentemente, com que você consiga focar e terminar tudo o que precisa para aquele dia sem nenhum tipo de distração doméstica.
Tendo em vista que somos seres sociais, ou seja, precisamos estar sempre em contato com outros seres, o coworking, além de tudo isso, também ajuda na sociabilidade.
Isso porque, com essa modalidade, você não ficará sozinho dentro de casa, isolado, mas sim, vai socializar com diversas pessoas, o que inevitavelmente resultará no desenvolvimento de novas habilidades sociais e autoconhecimento, que é produtivo e deve ser incessante no decorrer da vida.
É por isso que a locação de uma sala ou de uma posição em uma mesa compartilhada é uma alternativa rentável e viável. Se ainda tem dúvidas sobre a forma de funcionamento de um Coworking ou ficou interessado em aderir esse tipo de locação, você pode falar com um dos especialistas da FACIN. Vamos lá?