Será que posso usar o meu endereço fiscal no Google Meu Negócio?

Se você é empreendedor e abriu um negócio que utiliza um endereço fiscal contratado, certamente deve ter ficado em dúvida se pode usar aquele endereço no Google Meu Negócio.

Isso porque, com o aumento de espaços Coworkings e unidades de trabalho remotas, muitas empresas já não exigem um estabelecimento comercial para funcionamento.

Há quem prefira, o modelo híbrido de trabalho, estando presencialmente em um endereço específico periodicamente, bem como há quem se interesse mais pelo modelo em tempo integral home office.

Em contrapartida, a ausência de um endereço comercial causa um certo desequilíbrio nas relações de consumo e deixam ainda a maioria dos consumidores e potenciais clientes de serviços e produtos desconfortáveis na hora da contratação.

E no atual cenário mundial, para que a sua empresa seja vista, é essencial que ela esteja na web. É por isso que cada vez mais se fala em construção de sites, investimento em redes sociais e outros meios de comunicação online, para as empresas.

Isso inclui a identificação da sua empresa e do seu negócio no Google. Sim! E uma ótima forma de começar a ser identificado é com o Google Meu Negócio.

O que o Google fala sobre empresas com endereços fiscais e comerciais?

Antes de mais nada, é importante você se lembrar da diferença entre um endereço comercial e fiscal.

Recentemente, publicamos um artigo detalhado sobre as diferenças e vantagens na contratação de um endereço comercial e um endereço fiscal.

Apenas relembrando, o endereço fiscal tem fins basicamente tributários e formais, enquanto o endereço comercial tem um propósito puramente de atuação, recebimento de clientes e utilização de materiais de divulgação.

E apesar de ambos poderem ser o mesmo endereço, não há essa obrigatoriedade.

Bom, se você contratou o serviço de endereço fiscal, certamente deve verificar antes com o prestador de serviços se o endereço pode ser utilizado como comercial também. Isso porque, há quem venda esse serviço de forma adicional. Mas no geral, a contratação do endereço fiscal já abarca essa possibilidade, ok?

Caso não haja nenhum empecilho, você precisa confirmar se a sua empresa estará de acordo com as diretrizes do Google.

Isso porque, em fevereiro de 2021, o Google atualizou suas diretrizes, estabelecendo regras específicas para as empresas que funcionam em espaços compartilhados, os coworkings, determinando que somente poderão indicar o local de trabalho como endereço, caso:

  1. Possua sinalização clara (indicação da empresa dentro daquele ambiente);
  2. Recebam os clientes nas instalações durante o horário comercial e;
  3. Tenham suporte em turnos para seus funcionários.

Partindo dessa premissa pode-se dizer que o Google Meu Negócio nem sempre permite espaços de coworking.

Como usar o endereço do coworking no Google Meu Negócio?

Certamente não é tão fácil atender aos três requisitos acima indicados. Até porque, quando da contratação do endereço fiscal, por exemplo, você provavelmente não manterá um representante no local diariamente.

Mas calma! Não se desespere!

Se você contratou o endereço fiscal e foi autorizado a utilizá-lo como comercial, sugerimos a adoção das seguintes medidas para evitar transtornos futuros:

  1. Garanta que haja alguma identificação da sua empresa no espaço. Não importa se será um logo, o nome em um painel ou em um folheto. A sua empresa precisa estar bem identificada no ambiente. Afinal, o Google não conseguirá identificar o seu negócio no local, caso não haja evidências físicas de seu funcionamento ali;
  2. Tenha um número de identificação. Não invente a numeração. Isso precisa fazer parte da organização do espaço de locação ou do coworking;
  3. Se certifique de que a equipe que fará a recepção de clientes e atendimento telefônico está ciente da existência da sua empresa e locação naquele espaço. Assim, ainda que você não tenha uma pessoa própria da sua equipe para atender aos potenciais clientes que surgirem de surpresa no local, os funcionários do coworking estarão treinados para redirecionar esse cliente para um retorno futuro ou contato telefônico posterior, sob a justificativa de necessidade de agendamento prévio e indisponibilidade momentânea de atendimento pelo responsável pela empresa.

Lembre-se que essas dicas não garantem que a sua empresa não sofrerá uma suspensão da conta no futuro pelo Google. Entretanto, se torna mais difícil de isso acontecer no futuro.

O uso de endereços comerciais e fiscais no Google Meu Negócio fazem com que a sua empresa se destaque no mercado e tenha maior credibilidade entre seus clientes.

É justamente através dessa ferramenta que as pessoas avaliam uma empresa atualmente. Logo, se a sua empresa está fora dessa identificação, certamente se enquadrará naquele velho ditado: quem não é visto, não é lembrado.

E se você ainda não contratou o seu endereço fiscal e está com dúvidas de como fazê-lo e incluí-lo no Google Meu Negócio, a FACIN está pronta para te auxiliar! Fale com um de nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas!

Principais  dúvidas de nossos clientes

O que é um endereço virtual?

Um endereço virtual é um serviço que permite que você tenha um endereço comercial em uma localização diferente da sua localização física real. Geralmente, é utilizado por empresas que desejam ter uma presença em várias cidades ou países sem precisar alugar um espaço físico.

Como funciona um endereço virtual?

Um provedor de serviços de endereço virtual oferece um endereço comercial para uso em seu site, cartão de visita, correspondência e outras formas de comunicação empresarial. Eles também podem oferecer serviços adicionais, como redirecionamento de correspondência e gerenciamento de chamadas.

Quais são os benefícios de ter um endereço virtual?

Os benefícios de ter um endereço virtual incluem:
- Ter uma presença comercial em várias cidades ou países sem precisar alugar um espaço físico.
- Economizar dinheiro em aluguel de espaço físico, despesas com utilitários e manutenção.
- Ter um endereço comercial profissional para fins de marketing e credibilidade.

Como escolher um provedor de serviços de endereço virtual?

Ao escolher um provedor de serviços de endereço virtual, considere os seguintes fatores:
- Localização: Escolha um provedor que ofereça endereços em locais que sejam relevantes para sua empresa.
- Preço: Compare os preços de vários provedores para encontrar o melhor negócio.
- Serviços adicionais: Verifique se o provedor oferece serviços adicionais, como redirecionamento de correspondência e gerenciamento de chamadas.
- Reputação: Pesquise a reputação do provedor para garantir que eles sejam confiáveis e forneçam um serviço de qualidade.

Como contratar um endereço virtual em Santa Catarina?

Contratar um endereço virtual é fácil. Siga estas etapas:
1. Separe os documentos para fazer o cadastro
O primeiro passo é ter em mãos seus documentos pessoais e também dos sócios, caso haja. Só a CNH já é suficiente, com RG e CPF.
2. Assine o contrato on-line no endereço https://grupofacin.com.br/registro/
O segundo passo é preencher nosso formulário. Em poucos instantes, o contrato assinado será recebido em seu e-mail.
3. Seu endereço fiscal já está ativo!
Prático, ágil e sem burocracia. E o melhor: com tudo em dia para você abrir o seu CNPJ!

Quanto custa um endereço virtual?

Os custos de um endereço virtual variam de provedor para provedor. Alguns provedores cobram uma taxa mensal, enquanto outros cobram uma taxa anual. Os preços também podem variar dependendo da localização do endereço virtual e dos serviços adicionais oferecidos. Na Facin, o investimento é de apenas R$260/mês.

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