Todo negócio começa a partir de uma ideia. E um empresário de sucesso precisou “arregaçar as mangas” e empreender, para atingir o sucesso almejado.
Há quem diga que o crescimento é resultado de esforço e comprometimento. De certo, todos os grandes negócios só assim se fizeram, porque alguém resolveu investir na ideia, seja financeiramente, seja com trabalho.
Você já deve ter ouvido falar em Elon Musk. Ele é um empreendedor, filantropo CEO de grandes empresas como a Tesla Motors e Neuralink.
E diante da sua vasta experiência, certa vez disse a seguinte frase: “Esteja sempre pensando em como você pode fazer melhor.”
Esse, talvez, seja o grande segredo dos empresários de sucesso. Você pode ter um bom produto ou um bom serviço, mas se não estiver sempre pensando em como melhorá-lo, de certo não alcançará grandes resultados.
E é pensando nisso que começamos te dando o primeiro direcionamento: seja profissional.
Ainda que você seja um empreendedor pequeno, iniciante e sem grandes experiências no mercado, evite o amadorismo.
Como parecer profissional
Antes de mais nada, você deve entender que o tipo de cliente que você atenderá (classe A, B ou C), dependerá expressamente do preço e qualidade do seu produto e/ou serviço.
E você só pode cobrar um valor elevado quando se destaca como referência.
Tudo começa com a primeira impressão.
Então, se vai abrir uma empresa, comece com o registro dessa empresa. Não há nada mais amador do que prestar serviços como autônomo/pessoa física.
Jamais opte por manter uma empresa de forma irregular (sem alvarás de funcionamento, registro na Junta Comercial, CNPJ, etc).
Isso porque, com certeza você terá problemas futuros e multas altíssimas a serem pagas, além de prejuízos com os seus clientes. A sua credibilidade no mercado nesses casos é igualada a zero.
Portanto, a segunda coisa mais importante a ser feita é o CNPJ da empresa e sua regularização.
Esse ponto está atrelado ao próximo: possuir um endereço fiscal crível.
Veja, não são raros os casos em que o empreendedor, por estar no início de seu sonho, tentando poupar o máximo de recursos que pode, já que o empreendimento é algo instável e que demandará certo tempo para aferir lucro, registra a empresa em seu endereço residencial.
Esse é um erro que pode ser fatal para o seu negócio.
Primeiro porque a sua empresa perde toda credibilidade. Afinal, quem quer contratar uma empresa que funciona em um endereço residencial?
O consumidor certamente não se sentirá confortável em investir em você. E isso o levará para a concorrência, que é tudo o que você não quer, não é mesmo?
Em segundo plano, ter um endereço fiscal é essencial para fins de tributação.
Isso sem falar que existem categorias de empreendimentos que são terminantemente proibidas de funcionarem em endereço residencial, já que exigem uma inscrição estadual para recolhimento de impostos.
Ademais, registrar o funcionamento irregular de uma empresa em um endereço residencial, pode ensejar o pagamento de multas e aumento dos impostos pagos no local. E ainda que a empresa deixe de funcionar no futuro, a redução desses impostos se torna algo dificultoso pelos trâmites burocráticos aplicados para tanto.
Além disso, existem algumas categorias de empresas que não podem funcionar
Nesses casos, sugerimos a contratação de um endereço fiscal.
Lembre-se que não há a necessidade da locação de um espaço físico para o exercício do seu trabalho diário. Principalmente, se você ainda está no início da confecção do negócio e grande parte da execução possa ser feita de forma remota.
Para quem quer poupar gastos no início e depois investir em uma locação, existe a possibilidade de contratação de um endereço fiscal.
Há empresas que oferecem a locação do endereço fiscal, o que pode facilitar a vida do pequeno empreendedor ou empresário iniciante.
Claro que essa manobra não é uma exclusividade de quem está iniciando o seu negócio, já que durante a pandemia do Covid-19, muitas empresas tiveram que modificar a sua forma de funcionamento e isso fez com que inúmeros contratos de locação de imóveis fossem rescindidos e novos contratos de locação de endereços fiscais contratados.
Isso porque, a locação de endereço fiscal traz como benefício serviços como o recebimento de correspondências da empresa (o que facilita a vida do empreendedor), além da utilização do endereço no website da empresa e em cartões de visita.
Geralmente, as empresas que fornecem esse serviço, também disponibilizam a locação de salas de reunião, para atendimento de clientes de forma pontuais e esse custo passa a ser reduzido quando você já possui um serviço de endereço fiscal contratado.
Esses são os primeiros passos para você investir no seu negócio com tranquilidade, valorizar o seu trabalho e criar credibilidade com o seu cliente.
E se estiver em busca de um endereço fiscal, nós da FACIN podemos te auxiliar. Que tal falar com um de nossos especialistas?