Se você é um empreendedor ou está pensando em iniciar o próprio negócio, certamente já ouviu falar nos escritórios virtuais.
Essa modalidade não é mais um resultado do Covid-19, em que pese tenha se tornado popular durante a pandemia. E desde então, com a majoração de empresas laborando em home-office, houve um crescimento exponencial no mercado quanto a adesão desse tipo de serviço.
Basicamente, o escritório virtual é um serviço de suporte administrativo oferecido por algumas empresas para que o seu negócio funcione remotamente.
No momento da contratação desse serviço, você poderá aderir endereço fiscal e/ou comercial.
Se você nunca ouviu falar nessas modalidades, fique calmo que já te explicamos!
O endereço fiscal é aquele que será utilizado para o registro do CNPJ da empresa. A partir desse endereço, sofre-se a incidência de impostos, recebe-se notificações, é utilizado pelo seu contador para administrar questões específicas da empresa e principalmente, é o que será exibido quando da consulta da empresa na Junta Comercial.
Já o endereço comercial, será aquele que você utilizará para divulgar o seu negócio para os seus clientes. Ou seja, ele poderá constar no seu cartão de visitas, no site da empresa, nas redes sociais e outros meios de divulgação do serviço/negócio.
Geralmente, as empresas que fornecem esse serviço (escritório virtual), disponibilizam ao contratante o atendimento telefônico, recepção, espaços físicos para reuniões, estações de trabalho com acesso à internet e outros serviços adicionais.
Claro que a disponibilização desses serviços dependerá exclusivamente do pacote de serviços que for contratado junto à empresa prestadora de serviços, cujo custo pode variar conforme a quantidade de serviços contratados.
De modo geral, ter um escritório online é uma alternativa rentável e viável para quem não quer utilizar o próprio endereço residencial para estabelecer a sede da sua empresa, bem como pretende ganhar credibilidade com seus clientes.
Sim. A chave de qualquer negócio está na credibilidade do serviço vendido. Então, se você não possui ainda um endereço comercial e muito menos um endereço fiscal minimamente apresentável, entenda que as suas vendas poderão ser impactadas diretamente por este motivo.
Na realidade virtual atual em que vivemos, encontrar empresas e descobrir informações sobre elas é algo fácil e acessível. E diante da alta quantidade de golpes virtuais existentes, muitos clientes tornam-se receosos em contratar serviços e comprar produtos de empresas e profissionais que não possuem qualquer vínculo com um local específico.
Espaços compartilhados – Coworkings
Sempre que falamos de escritórios online, imediatamente associamos o conceito aos famosos Coworkings, que nada mais são do que espaços compartilhados e privativos administrados por empresas, a fim de oferecer um atendimento personalizado à necessidade do empreendedor/empresário.
De certo que os Coworkings não são as únicas empresas que fornecem o serviço de escritórios online. Porém, são os que mais se destacam no mercado para essa atividade.
Afinal, o escritório online pode ser oferecido nas duas modalidades: endereço fiscal e endereço comercial, como já explicamos anteriormente.
Entretanto, existem empresas próprias que disponibilizam tão somente o serviço de endereço fiscal, já que centralizam naquele endereço o recepcionamento de ligações, anotação de recados e correspondências.
O que torna atrativo na contratação dos Coworkings é a possibilidade de utilização do ambiente de forma comercial, já que se o seu cliente quiser fazer aquela visitinha básica para tomar um café e conferir o seu serviço e/ou produto pessoalmente, você poderá reservar uma sala e fazer uma reunião tranquilamente.
O Coworking fica responsável por todo o treinamento de pessoal, remuneração, tratativa de alvarás e licenças exigidas pelo município para funcionamento do ambiente, contratação do serviço de internet, limpeza e outros detalhes que um empresário iniciante teria de assumir de forma imediata quando do início do seu funcionamento.
Serviços oferecidos por um escritório virtual
Comumente, ao buscar um escritório virtual, você encontrará os seguintes serviços sendo disponibilizados para contratação (seja por pacote ou não):
- Recebimento de ligações e transferência de ligações telefônicas;
- Anotação e repasse de recados;
- Recebimento de correspondências;
- Disponibilização de agenda compartilhada;
- Contratação de salas de reuniões;
- Contratação de estações de trabalho com acesso à internet e cabeamento e para instalação de linha telefônica própria do tipo VoIP;
- Serviços de impressão;
- Serviços de motoboy e correios;
- Serviço de 0800 exclusivo;
- Disponibilização de endereço para registro de CNPJ, se o local estiver de acordo com as exigências legais para o tipo de empreendimento.
Claro que o Coworking pode não deter todos esses serviços ou outros de forma adicional. Isso dependerá da formatação daquela empresa.
Por este motivo é importante que você faça uma análise crítica quando da contratação e compare preços e localização. Quanto mais nobre for a região em que o escritório estiver localizado, maior será o custo.
Porém, você deve considerar que essa imagem reflete diretamente na percepção que seus clientes terão sobre o seu produto e/ou serviço e impactará também no seu valor no mercado.
Gostou das nossas dicas? Está pensando em aderir um endereço fiscal? A FACIN tem os melhores preços e serviços nessa modalidade. Fale com um de nossos especialistas.