Certamente, você já deve ter se questionado sobre o que é essencial para você abrir a sua empresa.
Ter o próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros, mas nem sempre essa se releva uma atividade fácil. Afinal, no processo de abertura de empresa, além do CNPJ e documentos que você precisará reunir, há em alguns casos, a necessidade de contratação de um Contador e de ter um endereço comercial e fiscal para indicação.
Se essas são algumas das dúvidas que você tem, então pode se tranquilizar que a FACIN elaborou um material exclusivo para ajudar você nessa caminhada. Vamos lá?
Quanto custa abrir uma empresa?
A maior preocupação de quem vai abrir o próprio negócio e ingressar no mundo empreendedorismo é o custo que terá inicialmente para dar sequência ao seu projeto.
Diante disso, é importante você saber que no que se refere a documentação pertinente para a regularização da empresa, em média o empresário terá um custo de R$ 2.000,00 (dois mil reais).
Esse valor pode sofrer uma variação em até 274% (duzentos e setenta e quatro por cento), eis que os valores sofrem alterações diante dos órgãos regulamentadores nos quais serão realizados os registros, os quais se modificam de um município para outro.
Em linhas gerais, abrir uma empresa não parece tão caro, certo?
Errado! O empreendedor terá custos adicionais e que interferirão na confecção da documentação da empresa.
Veja, como empresário, você passará a ter despesas com aluguel, honorários do contador, reforma do ponto comercial, confecção da imagem da empresa (digital e logomarca), entre outros.
Lembre-se que se o ponto comercial não estiver montado no momento do registro da empresa, certamente haverá custos muito mais elevados quanto a esse procedimento, já que o local deverá passar pela aprovação da Prefeitura (o zoneamento da cidade pode impedir o exercício de determinadas atividades em certos locais), bem como será necessário passar por fiscalização da vigilância sanitária e do corpo de bombeiros, por exemplo.
Quais os documentos são necessários?
Como falamos, formalizar o seu negócio inclui obter todos os registros, licenças e alvarás necessários corretamente.
Após a obtenção do seu CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e se cadastrar na Previdência Social, você ainda precisará de uma série de alvarás e registros para operar legalmente. E a ausência de qualquer um desses documentos pode atrasar ou até mesmo impedir a abertura da empresa.
Serão necessárias autorizações diferentes para cada filial ativa e/ou formulário corporativo que você escolher para abrir a empresa.
Outro ponto importante e que deve ser considerado é a legislação da cidade e do estado onde sua empresa está localizada, já que como dito anteriormente, podem ser exigidos registros específicos. É por este motivo que sugerimos a consulta de um contador familiarizado com as leis locais, pois este profissional poderá auxiliá-lo adequadamente nesse processo.
Assim, enumeramos abaixo 5 elementos que deverão ser considerados por você:
- Procure um contador! - Além de aprender mais sobre como gerenciar e controlar suas finanças, um contador será seu maior aliado na organização do seu negócio, bem como para manter tudo em dia, dentro da legislação vigente. Claro que se estivermos falando de um Microempreendedor Individual (MEI), a complexidade na abertura e manutenção da empresa será infimamente menor. Logo, a contratação desse profissional poderá ser dispensada;
- Elabore o contrato social da empresa – Esse documento será o responsável pela definição das participações de capital de cada sócio da empresa e refletirá não apenas nos ganhos, mas também no ônus;
- Registre-se na junta comercial ou no Cartório de Pessoas Jurídicas de seu estado – A empresa somente passa a existir oficialmente quando é registrada. O ideal é que este registro seja realizado antes da obtenção do CNPJ. Afinal, ainda que não seja capaz de autorizar o funcionamento da empresa, esse registro é essencial para o processo de legalização dela;
- Obtenha o alvará de localização e funcionamento – Esse é o principal documento obtido junto ao município, já que será o responsável por permitir o funcionamento do seu negócio. Para obtê-lo, é necessário que se comprove que todas as condições exigidas pela lei para o exercício da atividade da sua empresa foram preenchidas. Tais condições podem variar de acordo com o município, estado e ramo de atividade.
- Faça a inscrição estadual da empresa – Grande parte dos estados mantém convênio com a Receita Federal. Por esta razão, é possível realizar a inscrição estadual de form online, por meio de um cadastro único. Existem casos específicos que exigem a inscrição estadual antes mesmo do alvará de funcionamento, diante das suas especificidades. Lembre-se que essa inscrição é obrigatória para empresas que prestam serviços de comunicação e energia, além das empresas dos setores do comércio, indústria e serviços de transporte intermunicipal e interestadual.
Posso abrir uma empresa de forma online apenas?
A resposta para essa pergunta é: SIM!
Se você achou que dará muito trabalho promover esses dois últimos itens da lista, os quais se relacionam diretamente ao local de funcionamento da empresa, fique atento às possibilidades de adesão de um escritório online e/ou endereço fiscal.
Empresas como a FACIN oferecem esse tipo de serviço e podem te auxiliar na desburocratização desse serviço. Que tal falar com um de nossos especialistas para maiores informações?